Como planejar uma viagem

Como planejar uma viagem de forma fácil

Planejar uma viagem é um ponto chave para poder torná-la inesquecível e muito agradável!

Investir um tempo a mais no planejamento poderá fazer com que você escolha melhor os detalhes da sua viagem, reduzindo assim os custos da sua viagem e proporcionando boas experiências.

Fazer um bom roteiro e um bom planejamento de viagem permitirá que você enfrente menos dores de cabeça e aproveite ainda mais a sua viagem. Por isso vamos te ajudar nessa missão e te dar algumas dicas sobre como planejar uma viagem de forma fácil!

Defina os objetivos da sua viagem!

Antes de qualquer coisa é muito importante que você defina o que quer para sua viagem: Algumas pessoas gostam de lugares muito movimentados, outras de lugares tranquilos. Outras praia e outras cidades históricas. Além disso há lugares mais indicados para casais e outros para famílias.

Por esses motivos, para planejar uma viagem de forma fácil o primeiro passo é conhecer bem os seus objetivos e pensar em quais são as pessoas que irão viajar com você (que serão despesas a mais ou se ajudarão na divisão de gastos).

Seguindo as dicas acima, você conseguirá escolher os destinos/passeios da melhor forma possível.

A escolha do destino é essencial no seu plano de viagem

Depois de definir os objetivos é necessário escolher o mais importante: o destino! Como sabemos, há uma infinidade de lugares incríveis para se conhecer no Brasil e no mundo.

Por esse motivo, pesquise bem sobre os lugares que você gostaria de conhecer e compartilhe essas ideias com quem irá viajar com você.

Também é importante procurar indicações e opiniões dos amigos sobre bons destinos para conhecer. Talvez um deles conheça um lugar menos badalado (e barato!) que você nunca ouviu falar, mas que te fará suspirar com apenas uma pesquisa no Google.

Além disso, fique atento com a época escolhida para viajar para este destino. Não está nos planos de ninguém ir à praia numa época fria e chuvosa, não é?

Faça um bom roteiro no planejamento de sua viagem

Uma das melhores e mais fáceis partes do planejamento de uma viagem é escolher bem qual será o roteiro de sua viagem.

Monte um checklist com todos os pontos turísticos e lugares que você tiver interesse de visitar. Feito isso, crie um cronograma mais eficiente possível baseado nesses lugares – Você pode economizar tempo e dinheiro conhecendo lugares próximos no mesmo dia ao invés de fazer tudo isso na base do improviso.

Entenda quais são as possibilidades dos passeios, restaurantes e trajetos para conseguir aproveitar melhor o destino das suas próximas férias.

Escolha a melhor data, compre sua passagem e reserve o seu hotel!

Boa parte de um bom planejamento de viagem incluem a escolha das datas para viajar.

Escolhendo a data certa para viajar você pode evitar datas menos concorridas e baratas, além de poder aproveitar melhor.

Dependendo da época e do destino, você pode acabar tendo dores de cabeça com estabelecimentos lotados, grandes filas e passeios esgotados. Indo numa época mais tranquila além de gastar menos, você reduz o risco de passar por esse tipo de problema.

Além disso, você pode acompanhar os preços das passagens e reservas de hotéis por sites como o Trivago, Booking.com e SkyScanner.

Dependendo da época, você consegue encontrar hotéis e passagens mais baratas para o seu destino. Uma dica durante o seu planejamento é verificar promoções de pacotes no Hurb para épocas específicas fora de temporada ou feriados no local de destino.

Defina um orçamento de viagem

Antes de qualquer viagem é importante definir um orçamento, fazendo uma lista de categorias e lugares nos quais você irá gastar.

A lista deve incluir categorias como alimentação e transporte, e também pode ser definida com relação ao quanto você irá gastar num determinado parque de diversões ou em algum passeio específico.

Vale a pena tentar calcular um valor total por categoria de gastos e determinar um valor médio para se gastar por dia naquela categoria, por exemplo.

Depois de dividir por valor diário em uma categoria especifica, não esqueça de dividir o valor pelo tanto de vezes que fará aquilo no dia, como desjejum, almoço, jantar e etc, na categoria alimentação, por exemplo.

Sugestões de categorias para o seu orçamento de viagem são:

  • Alimentação
  • Hospedagem
  • Presentes e souvenirs
  • Transporte (táxi, Uber, ônibus, aluguel de carro)
  • Passeios
  • Ingressos.

Aplicativos para planejar sua viagem

Além de todas as dicas anteriores existem também alguns aplicativos que podem te ajudar nessa fase de planejamento. Por isso, trazemos aqui uma lista de alguns aplicativos para você usar e planejar uma viagem de forma fácil!

TripIt

O TripIt está entre os principais aplicativos utilizados no planejamento de viagens. Através dele é possível organizar as reservas de voos e hotéis, procurar os melhores restaurante e opções de transporte e ainda estabelecer o cronograma de passeios que poderá ser sincronizado com a agenda do seu smartphone.

Através dele é possível ainda compartilhar todos os itinerários e roteiros com outras pessoas, fazendo com que todas as pessoas do seu grupo de viagem tenham acesso aos detalhes do cronograma da viagem.

TripAdvisor

Este site/aplicativo é bastante conhecido e poderá te ajudar a escolher quais passeios e pontos turísticos deverá conhecer em sua viagem.

No TripAdvisor é possível ver avaliações e sugestões de pessoas da comunidade que já tenham visitado o local. Além de pontos turísticos, há também avaliações de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos de interesse.

SkyScanner

O Skyscanner é um ótimo aplicativo/site na hora de buscar os menores custos durante o planejamento de sua viagem.

Com ele você poderá comparar preços de passagens, hotéis e aluguéis de carros nas datas escolhidas ou com datas em aberto – Nessa modalidade o aplicativo procurará as passagens mais baratas disponíveis naquele trecho nos próximos meses.

Essas foram algumas dicas sobre como planejar uma viagem de forma fácil. Sabendo tudo isso ficou mais fácil planejar a sua viagem, não é?

Se estiver em dúvida sobre qual destino escolher e como adaptar esse planejamento para este período desafiador de quarentena, aproveite os posts do nosso blog para estar preparado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

9 Comentários

Os comentários estão fechados.