o que fazer em curitiba

15 Lugares Incríveis Que Você Precisa Conhecer Em Curitiba

Viajar à Curitiba será inesquecível e para te ajudar com essa experiência, escrevemos esse artigo para você sobre o que fazer em Curitiba e aproveitar ao máximo sua viagem.

Curitiba é uma cidade encantadora, cheia de charme e com um friozinho que te faz se sentir bem acolhido. Como capital do Paraná, na Região Sul do país, a cidade de Curitiba é uma das mais bonitas do Brasil!

Essa linda cidade conta com uma estrutura muito bem planejada, é muito arborizada e limpa, possui um clima receptivo e aconchegante, passear por ela será muito agradável e fácil também.

Por ser uma cidade bem segura e organizada, é excelente para visitar com a família, viajar com os filhos e muito romântica para viagens em casal.

É muito comum pensar ao visitar a cidade: “Nossa, queria morar aqui!”, porque ela é uma cidade muito diferente de outras grandes capitais do país, pois apesar de muito desenvolvida, ela consegue manter um ar tradicional e histórico.

Mas afinal, o que fazer em Curitiba? Criamos uma lista para te ajudar a conhecer os pontos mais importantes da cidade e não deixar nada de fora do seu roteiro de viagem.

15 lugares que você não pode deixar de visitar em Curitiba

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Quando o assunto é o que fazer em Curitiba, não podemos deixar de falar no famoso cartão postal da cidade, o Jardim Botânico!

O Jardim Botânico é um lugar lindíssimo, não só por toda a flora que existe ali, mas pelo grande palacete de metal e vidro que se encontra no final de um enorme jardim florido.

Só a construção abriga mais de 50 espécies da Mata Atlântica e em todo o Jardim Botânico, existem mais de 400 mil espécies.

É um local que chama muito a atenção e está sempre cheio de visitantes, então é bom chegar cedo para fazer as melhores fotos e visitar com tranquilidade.

Museu Oscar Niemeyer

Museu do Olho

Mais conhecido como Museu do Olho, pela sua arquitetura peculiar, o Museu Oscar Niemeyer recebe diversas exposições nacionais e internacionais, além de ter algumas mostras fixas e uma exposição das maquetes das principais obras do arquiteto.

É considerado o maior Museu de Artes da América Latina e você irá perceber a assinatura de Oscar Niemeyer pelos corredores do Museu, onde você é transportado para outra realidade.

Uma curiosidade: Apesar do “apelido” de Museu do Olho, Oscar fez essa arquitetura moderna inspirados nas Araucárias, árvores símbolo e muito comuns por toda a cidade de Curitiba.

Ópera de Arame

ópera de arame

O Teatro Ópera de Arame, também é um dos pontos turísticos mais importantes de Curitiba. É palco de diversos espetáculos e sua estrutura encanta quem a visita, ao contemplar aquela gigantesca estrutura metálica cercada por natureza que fica erguida sobre um lago.

Quando não está tendo evento, o espaço teatral fica fechado, mas você pode visitar os corredores externos de forma gratuita e no térreo, encontra-se um restaurante e uma pequena área de exposições.

Parque Tanguá

Parque Tanguá

O Parque Tanguá é lindo, enorme e muito bem cuidado. Durante o dia, você pode visitar o mirante e ter uma vista linda da cidade misturada ao verde, fazer uma caminhada, ou talvez, um piquenique com a família, ou até mesmo se reunir com amigos no bar que se encontra na beira do lago, que tem uma visão fantástica da encosta sendo refletida no espelho d’água.

Porém, quando o sol começa a baixar, você já pode perceber várias pessoas se acomodando na escadaria de frente ao mirante para assistir o espetáculo, que o Parque Tanguá é o local em Curitiba mais incrível para ver o pôr do sol, é um momento único e impressionante.

Parque Barigui

Parque Barigui
Vista Parque Barigui da Torre Panorâmica (foto: Larissa Fraga)

O parque que os Curitibanos amam e que vai te conquistar também! É um dos maiores parques de Curitiba e possui um lago central onde as pessoas se reúnem no seu entorno para descansar, brincar com a família, fazer piquenique com amigos ou ver as capivaras e também correr em volta do lago.

O Parque Barigui é muito agradável, sempre tem bastante gente e com frequência eventos a céu aberto acontecendo.

É um lugar ótimo para caminhar, curtir, admirar a paisagem ou participar dos eventos que ocorrem no Centro de Eventos Positivo, que fica localizado dentro do Parque.

Rua XV de Novembro

Rua das Flores - Curitiba
Rua das Flores – Curitiba (Foto: Larissa Fraga)

É uma rua super charmosa localizada no Centro de Curitiba. É também conhecida como Rua das Flores, pelos diversos jardins e vasos de flores e lindas árvores que decoram o calçadão.

Até suas luminárias são encantadoras e ainda tem um velho bonde estacionado, que virou biblioteca pública. Têm várias lojas, bares e restaurante por todo o caminho, vale a pena a visita.

Praça Tiradentes

A praça é o marco zero da cidade de Curitiba. Fica localizada na Região Central e lá encontramos a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.

A praça possui um pequeno cercamento com piso de vidro, onde por baixo, é possível ver o calçamento da primeira urbanização da cidade.

Na Praça Tiradentes, ainda se encontra o terminal rodoviário de Curitiba e o ponto de partida da linha de turismo.

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba PR
Mercado Municipal de Curitiba PR (Foto: Paulo JC Nogueira)

Cheio de cores, cheiros e sabores, o Mercado Municipal de Curitiba tem diversas lojas e diversos produtos diferentes, desde comida a presentes.

É um ótimo lugar para a compra de iguarias e uma lembrancinha diferenciada. Você pode aproveitar para almoçar ou lanchar no local e aproveitar todas as opções étnicas que oferecem ali.

Torre Panorâmica

Torre panorâmica

A Torre Panorâmica, com 110 metros de altura, é o mirante mais alto de Curitiba, tem uma vista fantástica da cidade que você quase vê acabar no horizonte.

É um lugar super interessante para conhecer, porque a vista é de tirar o fôlego. E você também pode visitar o museu do telefone que fica na base da Torre.

Memorial Ucraniano

Memorial ucraniano

O memorial foi erguido para homenagear os imigrantes Ucranianos que vieram para o Brasil. Sua construção foi uma réplica da antiga Igreja que ficava localizada em Mallet, no Interior do Paraná.

Essa linda arquitetura se destaca em meio a natureza e fica localizada dentro do Parque Tingui. No memorial você pode visitar a exposição de fotos e comprar souvenirs artesanais, como os famosos ovos pintados a mão.

Bosque Papa João Paulo II

Bosque do papa

Um dos lugares mais importantes de Curitiba, o bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, quando ele visitou Curitiba em 1980. O local tem mais de 46 mil m² e abriga o Memorial da Imigração Polonesa, que recorda a luta dos imigrantes poloneses.

Dentro do bosque, existem 7 casas feitas de troncos de pinheiro encaixados, que em forma de aldeia, foram construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba.

Conhecido pelos curitibanos como “Bosque do Papa”, esse lindo lugar nos proporciona uma viagem à história de um povo, o imigrante polonês.

Museu do Holocausto

De fato, não é um local para diversão. Com o objetivo de mostrar um pouco da realidade do holocausto, ocorrido no século passado, esse museu tem como objetivo relembrar as vítimas e contar histórias de sobreviventes do holocausto e mostrar como a guerra e as vítimas tiveram uma ligação com o Brasil e com o Paraná.

Esse museu, além de falar sobre o passado, alerta sobre os malefícios da intolerância, racismo e ódio. Não deixe de visitar!

Bosque do Alemão

bosque do alemão

O Bosque do Alemão é um local muito interessante para visitar, porque você tem a oportunidade de conhecer diversos equipamentos que celebram a cultura Alemã.

Além da réplica de uma antiga igreja em madeira, você pode visitar um caminho baseado na história de João e Maria do conto dos irmãos Grimm, além de um mirante com a vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar.

É um lugar muito tranquilo onde você terá contato com a natureza, e também é ótimos para levar a família. Será uma experiência única!

UniLivre

A Unilivre é um local que vale muito a pena conhecer. Ela é a Universidade do Meio Ambiente e que fica localizada próxima a encosta de em uma pedreira. Ao chegar ao local, você vai passar por uma trilha de madeira, até chegar ao lago que fica à beira da pedreira, a vista é deslumbrante.

Nessa clareira, foi construída uma enorme edificação feita toda de troncos, muito interessante, e ainda, você pode subir até o topo da construção e ver todo o local do alto.

Memorial Árabe

memorial árabe

Localizado o centro de Curitiba, o Memorial Árabe é um ponto turístico que homenageia a cultura árabe. Sua área é de aproximadamente 140 m² com uma arquitetura memorável, possui também abóboda, colunas, arcos e vitrais em forma de cubo.

Ele se situa sobre um espelho d’água, e ainda mais, lá você encontra um café, uma biblioteca que tem capacidade para 10 mil volumes e uma pinacoteca, sendo as duas compostas por obras de autores árabes.

Lá um um local muito lindo, e ter esse contato e apreciar a cultura árabe é uma experiência enriquecedora.

Dica Extra Especial – Deslocamento

O transporte público de Curitiba é muito eficaz, você consegue visitar quase todos os pontos turísticos de ônibus, o que é excelente para economia.

Contudo, de transporte público você pode não conseguir visitar todos os lugares que deseja, principalmente se tiver um cronograma apertado, então uma excelente opção é usar o ônibus turístico da cidade.

A Linha de Turismo de Curitiba é muito legal, te faz economizar muito tempo e você ainda faz um excelente passeio pela cidade. Como o ônibus tem dois andares, você pode ficar na parte de cima, não coberta, e apreciar tudo a sua volta.

O ônibus funciona da seguinte forma: Você paga um valor fixo para o passeio e o ônibus passa por todos os pontos turísticos mais importantes de Curitiba e você pode embarcar e desembarcar de forma ilimitada (segundo o site Linha Turismo).

O ônibus passa a cada 30 minutos e seu bilhete tem validade de 24h. É uma forma de não deixar nenhum dos pontos turísticos passarem e ter uma maior comodidade no passeio.

Fique atento a duas coisas:

  • Saiba organizar seu tempo: tem lugares que você consegue ver rapidinho, outros você tem vontade de ficar o dia todo, então escolha bem quais paradas irá fazer, para não ter que sair correndo de um lugar para outro. Indico que use o ônibus para visitar museus, teatros e centros culturais, porque os parques são bem grandes, e será bom vê-los com tempo.
  • Olhe no site Curitiba Turismo para verificar os preços, dias e horários de funcionamento, para ter certeza se tudo vai se encaixar bem com seu planejamento, não apenas da linha de ônibus de turismo, mas de todas as atrações de Curitiba.

Com tudo isso, é possível perceber que a cidade de Curitiba é simplesmente apaixonante, além desses, existem inúmeros lugares charmosos para visitar, além de lindas pequenas cidades que ficam no entorno de Curitiba.

Se você gostou das dicas e quer conhecer mais sobre outro lugar, diz pra gente aí nos comentários! E para continuar recebendo dicas como essas, siga nosso blog e não perca nenhuma novidade.

Veja nesse artigo 15 lugares imperdíveis para você visitar no Rio de Janeiro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.