Como viajar após a quarentena

Como viajar após a quarentena com segurança

A quarentena e distanciamento social exige muitas mudanças, não apenas agora mas poderão perdurar depois. Viajar após a quarentena exige planejamento e cuidados que você precisa ter para não se colocar em risco e também as outras pessoas.

Devido a pandemia do Covid-19 no Brasil e no mundo muitos planos foram adiados. Com a quarentena e o lockdown é pertinente se perguntar como o mundo sairá dessa crise que fechou hotéis, restaurantes e cancelou voos.

Entretanto, para algumas pessoas esse pode ser o momento ideal para planejar sua próxima viagem.

Com preços mais baixos e baixa demanda, pode ser mais vantajoso comprar pacotes ou passagens aéreas agora para aproveitar no pós-quarentena.

O que você precisa saber para planejar sua viagem pós-quarentena

A ideia inicial que muitas pessoas tem depois que esse período acabar (ou for amenizado) é de embarcar no primeiro avião para aproveitar tudo que você ficou privado de fazer na quarentena.

Porém, é muito importante ficar claro que apesar da diminuição nas restrições que irá ocorrer, elas existirão num primeiro momento e viajar para alguns destinos pode não ser recomendado.

Contudo, tomando alguns cuidados e planejando bem você poderá conseguir se organizar e realizar uma excelente viagem pós-quarentena.

Evitar aglomerações será comum por um bom tempo

Enquanto não se propagar uma vacina eficaz e universal contra a Covid-19, é bem provável que continuaremos a evitar aglomerações.

Por esse motivo alguns tipos de passeios e atrações turísticos poderão ficar mais limitados após a quarentena. Isso inclui estádios lotados, passeios com grandes grupos ou atividades que envolvam arquibancadas, por exemplo. 

Viajar de avião poderá ser mais burocrático

Se mesmo nos dias pré-pandemia muitas pessoas já se incomodavam com os processos burocráticos relacionados a documentação na hora de embarcar num avião – principalmente em trechos internacionais – agora a tendência é que se gaste mais tempo do check-in, verificações e embarque.

A verdade é que muitas coisas já mudaram e outras ainda podem mudar e se tornarão parte da rotina.

Vários países adotaram novas inspeções que provavelmente estarão incluídas por algum tempo nas rotinas dos aeroportos e fronteiras. 

Entre essas inspeções estão o controle de temperatura dos passageiros, verificação dos países que o viajante esteve recentemente e processos de desinfecções. 

Por isso, viajar para outros países num primeiro momento talvez se torne uma tarefa mais complexa do que era no período pré-pandemia.

Também é necessário atentar-se às barreiras sanitárias impostas por outros países como proibições de voos provenientes do Brasil ou de cidadãos que estiveram em nosso país recentemente.

É importante lembrar que muitos países estão impondo a quarentena obrigatória de viajantes recém-chegados – Sendo assim, pelo menos 10 a 14 dias serão gastos em hospedagem apenas para garantir que você não contaminará outras pessoas se estiver infectado.

Com isso, pense se em um primeiro é uma boa opção viajar para outros países. Invista em viagens nacionais onde você tem maior familiaridade. Apesar das regiões terem diferença no combate ao vírus, de certo modo será menos complexo do que ir para o exterior.

Prefira viajar de carro

Na maioria das vezes viajar de carro pode ser desgastante e em algumas vezes mais caro do que de avião e ônibus.

No entanto, nesse momento é muito importante que se evite aglomerações como as que existem nas rodoviárias e aeroportos – sobretudo os que tenham muita rotatividade de pessoas.

Apesar dos esforços das administrações desses locais é muito difícil que esses locais estejam completamente esterilizados e seguros para as pessoas que irão viajar.

Além disso, como sabemos os ônibus e aviões muitas vezes encontram-se lotados de pessoas provenientes de diversos lugares, tornando assim a viagem por esses meios um fator de risco para o viajante.

Então, evite viajar de avião/ônibus e dê preferência ao seu carro.

Máscara e álcool gel serão itens obrigatórios na bagagem

Apesar de estarmos começando a nos acostumar com a ideia de carregar máscaras e álcool gel para todo lado, algumas pessoas podem acabar esquecendo ou negligenciando o uso desses itens na hora do checklist de bagagem.

Será importante cada vez mais lembrar-se do uso de itens de higiene e proteção pessoal, fazendo parte do cotidiano de todos.

Para onde viajar após a quarentena

Assim que as regras para o turismo estiverem mais flexibilizadas, é importante que se comece viajando para locais próximos de onde você vive e estejam menos sujeitos à surpresas como proibições repentinas de algumas atividades (hotéis, restaurantes e áreas de lazer, por exemplo).

Para onde viajar após a quarentena

Mais do que nunca a previsibilidade e a cautela no planejamento de uma viagem serão necessárias para evitar decepções e prejuízos financeiros.

Antes de confirmar uma viagem, acompanhe por alguns dias as mudanças nas condições impostas pelas prefeituras/governos estaduais para sua viagem.

Viaje para cidades próximas que estejam com casos controlados e com medidas de controle menos restritas para que você possa aproveitar sua viagem da melhor forma possível.

Escolhendo o destino certo para a primeira viagem após a quarentena

Acima de tudo, na hora de escolher um destino para se fazer a primeira viagem pós-quarentena, é importante que essa escolha seja por um lugar que apresente uma densidade populacional relativamente baixa e em um momento em que o número de turistas no local seja baixo.

Sendo assim evite lugares com aglomeração de pessoas, pois estes estarão mais propícios a aglomerações do que lugares com número reduzido de turistas.

Qual destino escolher para a viagem após quarentena?

Dê preferência a destinos onde a transmissão do Coronavírus esteja controlada e escolha locais onde haja mais passeios ao ar livre e menor quantidade de pessoas.

Locais com riquezas naturais e praias desertas são altamente mais recomendadas nesse momento – claro, se não houver aglomeração.

Em qual hotel ficar na viagem após a quarentena

Dê preferência a hotéis com maior quantidade de áreas livres e menos áreas comuns fechadas (como elevadores e corredores estreitos) e no momento evite hostels com acomodações coletivas e quartos com beliches por exemplo.

Quais passeios evitar na viagem após a quarentena

Ter a consciência de que parte da transmissão do Coronavírus se dá por aglomerações e contatos físicos é extremamente necessário na hora de escolher os passeios a se fazer no seu destino.

Por isso, evite passeios com muitas filas, grupos grandes e aglomerações em espaços fechados. Na dúvida de qual passeio fazer, escolha sempre aqueles que são ao ar livre e em grupos pequenos.

Fique atento e cuide-se para que tenha uma excelente viagem e desfrute do momento da melhor maneira possível. Todo cuidado é necessário e para o bem de todos.

Lendo esse texto, você se sentiu preparado para as viagens após a quarentena? Toda preparação requer preparo, e apesar de estarmos passando por este momento desafiador, você pode aproveitar o momento para comprar sua passagem com economia e desfrutar após este período lugares incríveis.

Realize um bom planejamento e tome os cuidados necessários para fazer sempre uma boa viagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Os comentários estão fechados.