Aprenda a Viajar Barato

Dá pra viajar gastando pouco? Aprenda definitivamente a viajar barato!

Um dos principais desejos das pessoas sempre foi conseguir viajar barato, ainda mais em uma época com redução . A pergunta é: Dá pra viajar barato no Brasil ou pro exterior?

A resposta é sim!

Com um planejamento eficiente e conhecendo as principais ferramentas de turismo e viagens é completamente possível passar as suas férias na beira da praia, numa estância turística ou numa cidade histórica.

Nesse post vamos te ajudar a saber como fazer a viagem dos seus sonhos gastando pouco. Vamos lá?

Planejar é o primeiro passo para viajar barato

Muitas pessoas pensam que dá para viajar barato sem gastar um tempinho precioso no planejamento. 

A velha ideia de “Por que esquentar a cabeça com minhas férias?” acaba trazendo gastos que poderiam ser evitados com um pouquinho de papel, caneta e calculadora. 

Gastar um pouquinho de tempo com a definição de um planejamento e um orçamento de sua viagem pode fazer com que sua viagem possa ser ainda mais incrível proporcionando mais dias de estadia ou mais passeios gastando o mesmo valor.

Planejar a viagem é essencial para viajar barato
Planejar a viagem é essencial para viajar barato

Defina bem o seu roteiro de viagem e evite surpresas

Um dos maiores erros que você pode cometer no planejamento de uma viagem é não definir um bom roteiro – Definir os locais que você quer conhecer e onde irá comer ajuda não só financeiramente como também ajuda na empolgação para viajar.

Planeje bem os locais, trajetos e gastos antes da viagem para que tudo seja incrível sem comprometer o seu dinheiro.

Documentos

Muitas pessoas só pensam na documentação necessária para viajar quando já estão arrumando as malas. No entanto, é importante verificar sobre as leis existentes no seu destino, principalmente quando a viagem envolve crianças e adolescentes. Pode ser necessário, por exemplo, autorização judicial para que elas viagem.

Em viagens internacionais, deve-se procurar sempre sobre a necessidade de vistos e passaporte para o seu destino. Para alguns países sulamericanos como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile basta que se apresente o RG. Em outros países pode ser necessário passaporte e visto.

Se o destino é internacional, fique atento com a cotação da moeda!

Uma das maiores surpresas indesejadas que uma pessoa pode ter ao viajar para o exterior é a variação do câmbio da moeda do país de destino com relação ao Real.

O valor de uma moeda estrangeira como o dólar ou euro pode variar bastante diariamente. Não deixe para trocar a moeda no último dia – Acompanhe as oscilações da moeda diariamente e estipule uma meta de valor realista, mas interessante. Quando esse valor for atingido, compre.

Escolha o seu padrão de hospedagem

Há pessoas que gostam de viajar por inúmeros motivos – Alguns pra se desligar da realidade, outros para conhecer novos lugares e ainda há aqueles que gostam de se aventurar, mas de forma comum para todos eles está a necessidade de ter o melhor custo-benefício possível em sua viagem. 

Por exemplo, se você está em busca de uma viagem onde passará o dia todo fazendo passeios e saindo durante a noite, talvez seja uma boa opção economizar um pouco na estadia.

Há muitos hotéis confortáveis (ar condicionado, frigobar, TV, Wifi e café da manhã de boa qualidade) a preços menores que outros que incluam piscina, banheira e outros diferenciais.

Por esse motivo, é muito importante incluir em seu planejamento a escolha do padrão de hotel que você quer fazer sua estadia. É muito importante escolher um hotel confortável, mas sem comprometer o seu orçamento deixando de aproveitar outras coisas em sua viagem.

Carro, ônibus ou avião?

Um dos principais fatores que fazem muita diferença no planejamento de sua viagem é escolher qual será o meio de transporte utilizado. 

Viajar de Carro

Para muitas pessoas viajar de carro pode ser muito estressante. Já para outras pode ser uma tarefa mais interessante quando se está em grupo.

Viajar de carro pode ser melhor quando você viaja com a família ou amigos, pois ao contrário do avião/ônibus o custo não depende da quantidade de pessoas que estarão viajando com você.

Entretanto, não se esqueça de considerar que provavelmente as viagens serão mais cansativas tanto pelo tempo quanto pela concentração necessárias durante o trajeto.

Além disso é importante considerar que ao viajar de carro você terá custos de manutenção (Não esqueça da revisão antes de ir pra estrada!), combustível, seguro, estacionamento, além de pedágios e balsas dependendo do seu destino. 

As vantagens de viajar de ônibus e avião

Viajar de avião ou ônibus pode ser melhor para quem não gosta de dirigir ou vai viajar sozinho ou em casal. Além de ser menos desgastante pode ser mais vantajoso financeiramente.

Porém é bom se atentar também com os gastos possíveis de táxi, Uber ou aluguel de veículo quando chegar no seu destino. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e planeje previamente esses gastos para evitar algumas surpresas indesejadas!

Dicas para viajar barato e economizar ainda mais

Uma das questões fundamentais na hora de gastar pouco numa viagem é conhecer bem as promoções e definir quais serviços utilizar para fazer a sua viagem ser inesquecível. Além disso, é muito importante definir a data mais apropriada.

Escolha a data certa para viajar – Evite a alta-temporada!

Se você tem a possibilidade de escolher a data das suas férias, ganha uma enorme vantagem na hora de economizar na sua viagem.

Enquanto a maioria das pessoas prefere (ou só pode) viajar nos meses de alta-temporada e em feriados concorridos você pode se aproveitar de uma demanda mais baixa no seu destino.

Por exemplo: Se você escolher ir para uma praia entre dezembro e fevereiro por exemplo ou durante o carnaval vai encontrar coisas tão salgadas quanto a água do mar: As contas da viagem.

São inúmeras desvantagens de viajar em épocas mais concorridas pois os hotéis estão mais cheios, as passagens estão mais caras e os restaurantes também aproveitam para aumentar o valor cobrado por seus serviços.

Além disso, muitas barracas de praia inflacionam o preço logo no dia de passagem pra alta-temporada.

Portanto, escolha datas menos concorridas para o destino que você quer. Evite feriados, datas comemorativas e férias escolares. Dá pra ter boas experiências em Campos do Jordão fora do inverno. Da mesma forma dá para aproveitar o melhor de Porto Seguro entre os meses de setembro ao início de dezembro.

Aplicativos de ônibus

Nos dias de hoje, é muito mais fácil viajar barato para alguns destinos de ônibus. Existem aplicativos muito bons para encontrar promoções de passagem ou passagens com descontos em empresas convencionais de transporte rodoviário como o ClickBus.

Além disso, há uma nova plataforma de viagens de ônibus – A Buser – com centenas de trechos espalhados pelo Brasil por preços bem menores que as empresas de ônibus convencionais.

Buser é uma empresa de tecnologia focada no fretamento coletivo de ônibus para viagens. A empresa faz o fretamento de ônibus dos tipo cama, leito ou semi-leito e realiza dezenas de viagens da Buser partindo de capitais e cidades de médio porte todos os dias a preços reduzidos chegando até 60% de desconto em comparação às passagens de outras empresas.

Para utilizar o serviço, basta entrar no site/app e fazer uma pesquisa rápida para o trecho e a data que você deseja viajar e fazer a reserva. Quanto mais pessoas confirmarem a reserva da viagem, maior o desconto e a confirmação da viagem conforme você planejou.

Além disso, a Buser está oferecendo uma passagem gratuita para quem indicar pelo menos 3 amigos para se cadastrarem na plataforma. A passagem deverá ser utilizada houver a retomada das operações que estão paralisadas devido a pandemia de Covid-19.

Aplicativos de hospedagem

Parte dos empecilhos para viajar barato são os custos de hospedagem e uma solução que todos buscam é conseguir reduzi-los. 

Para isso, existem vários sites e aplicativos no mercado de turismo e viagens que ajudam a reduzir os seus custos de estadia. Entre eles existem os conhecidos Trivago e Kayak.  No entanto, um dos aplicativos que mais se destaca para conseguir boas formas baratas de hospedagem atualmente é o Airbnb.

O Airbnb é um serviço comunitário para que pessoas ofereçam suas casas, apartamentos e flats para pessoas que buscam uma opção barata para se hospedar. Seu principal diferencial é a possibilidade de hospedagem tanto em quartos como casas inteiras.

Como o Airbnb está aberto para que qualquer pessoa ofereça suas acomodações para outras pessoas, há uma maior diversidade nos padrões de hospedagens, possibilitando que você economize alugando apenas um quarto ou casa mais simples ou que não estejam localizados nos locais de maior interesse – Portanto mais baratos.

É possível por exemplo se instalar em Porto de Galinhas (PE) a partir de R$50,00/noite para o inicio de 2021 (valor cotado em junho/2020). Sendo assim, vale a pena dar uma pesquisada no Airbnb e verificar se a sua chance de se hospedar barato não está por lá!

Use comparadores de preços e acompanhe o preço das passagens

Um dos fatores que faz muita diferença para viajar barato é acompanhar os preços das passagens (caso você vá viajar de ônibus ou avião)

No caso dos aviões, o preço da passagem é muito dinâmico, podendo mudar várias vezes num mesmo dia. Além disso, no Brasil, há muitos destinos operados por mais de uma empresa aérea, podendo ser mais vantajoso escolher uma com relação a outra.

Por esses motivos pode ser uma boa saída utilizar buscadores de preços de passagens como o SkyScanner.

O Skyscanner confere preços e condições em mais de 1200 empresas de viagem, fazendo com que seu trabalho de pesquisa não fique restrito às empresas que você conhece.

Para utilizá-lo basta escolher a origem/destino do voo, o número de passageiros e a classe em que você quer viajar. Além de ser um excelente comparador de preços é possível realizar a busca sem definir uma data mostrando o melhor mês para viajar gastando pouco.

Dá pra encontrar por exemplo passagens de ida e volta de São Paulo para Barcelona pelo valor de R$2.071,00. (valor cotado em junho/2020)

Além disso o SkyScanner também ajuda na pesquisa de hotéis e aluguel de carros, comparando e oferecendo as soluções mais baratas para sua viagem.

Compre suas passagens com antecedência!

Uma das formas mais simples de fazer economia nas viagens é comprar as passagens com antecedência. Vale a pena ir conferindo o preço das passagens diariamente nos comparadores e assim saber a média dos valores cobrados normalmente por elas. 

Além disso, se você já tem condições de planejar e comprar sua passagem mesmo durante a pandemia, verifique as condições atuais para os destinos para os quais você deseja viajar. Devido a baixa demanda, você pode acabar economizando muito comprando agora e aproveitando muito mais quando a poeira baixar.

Quais os melhores destinos nacionais para economizar?

 No Brasil há muitas possibilidades de destinos baratos, desde Gramado (RS) a Arraial d’Ajuda (BA)

Se você estiver em busca de pacotes de viagem (aéreo + hospedagem), o Hurb pode ser um excelente lugar para comprar. Através dele é possível encontrar pacotes baratos dos mais variados padrões e estilos de viagem.

Como sugestão de pacotes deste tipo há o Pacote Florianópolis 2021 que inclui aéreo e hospedagem por 4 dias pelo valor de R$858 por pessoa. Outras boas opções de pacotes baratos são 3 diárias em Gramado/RS por R$997 e 4 diárias em Bonito/MS por R$1198. Todos estes valores foram cotados em junho/2020 com aéreo saindo de São Paulo.

Além disso o Hurb traz opções importantes para você sentir ainda menos o custo da passagem no seu bolso – Parcelamento em 12x sem juros até mesmo por boleto!

Quais os melhores destinos internacionais para viajar barato?

Apesar da subida do dólar frente ao real, ainda é possível comprar pacotes baratos com o devido planejamento. O Hurb oferece pacotes como 7 diárias no pacote Orlando + Miami – 2021 por R$3138 ou 4 diárias em Cartagena + San Andrés na Colômbia por R$2398. Todos estes valores foram cotados em junho/2020 com aéreo saindo de São Paulo.

Há também a possibilidade de utilizar outras plataformas como a SkyScanner e o Airbnb citadas anteriormente para buscar os voos e acomodações mais baratas para a viagem dos seus sonhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Os comentários estão fechados.