viajar com segurança

13 Dicas De Como Viajar Com Segurança

Como se comportar para viajar com segurança para qualquer lugar do mundo.

Acredito que viajar com medo é uma das piores coisas que tem. Sabemos que alguns lugares não são tão seguras e que algumas pessoas más aproveitam do turista perdido para roubar ou dar golpes.

Você não precisa ficar paranoico e desconfiar de tudo e todos, acredite, têm muito mais pessoas boas no mundo do que más, existem mais pessoas dispostas a ajudar do que ao contrário. Mas mesmo assim, é importante não ficar dando mole por aí.

Por isso, separamos algumas dicas de como viajar com segurança, veja o que fazer e como se portar em algumas ocasiões, para poder curtir sua viagem com mais tranquilidade.

Falando em segurança, veja esse artigo que fala a respeito da Buser e aprenda a viajar com mais conforto e economia.

13 dicas para você viajar com segurança

Fique atento aos golpes

Em algumas cidades muito turísticas, tem algumas pessoas que se aproveitam dos turistas e aplicam golpes. Alguns até são mais fáceis de identificar, outros nem tanto, como passeios que não acontecem, itens falsos, cobrar mais por viagem de táxi e coisas do tipo.

É importante que, antes de viajar e buscar dicas sobre o local de destino, você fique atento a essas informações também, para não perder seu dinheiro, seu tempo e nem a sua paz, esteja atento a abordagens estranhas, a coisas baratas demais e valores muito exorbitantes.

Como dissemos no início, você não precisa ficar paranoico com tudo, mas deve ficar atento!

Se você não se sentir bem ou seguro com alguma coisa, recuse, ou tente verificar com outras pessoas sobre a confiabilidade do passeio ou pessoa, antes de ir ou aceitar.

Mas se mesmo assim não tiver se sentindo 100% assegurado, siga a próxima dica:

Envie seu itinerário para família e amigos

Sempre informe sua família aonde vai, o que pretende fazer na viagem e quando vai voltar.

Isso já traz mais segurança, porque em um caso de emergência, sua família consegue te localizar mais facilmente ou chamar as autoridades locais.

Pode acontecer que, durante a viagem, você mude seus trajetos ou o que vai visitar, portanto, comunique-se com sua família e amigos com frequência, conte onde e com que está, você e eles se sentirão mais seguros.

Hoje temos uma ferramenta muito boa que é o envio da localização em tempo real. Se você estiver em algum lugar que não esteja se sentindo muito seguro, mande a localização para alguma pessoa de confiança.

Cuidado com objetos de valor

Quando estiver viajando, o ideal é não usar bolsa tiracolo, aquelas laterais. É sempre mais seguro usar uma mochila, hoje em dia tem diversos modelos de mochilas que são mais seguras e mochilas específicas para viagem.

As mochilas de trekking, conhecidas como “mochilas de ataque”, são pequenas, e você pode usar em frente ao corpo que ficam bem coladinhas. E ainda se precisar, você pode dormir agarrada com ela.

Não use o bolso traseiro, aproveite que pochetes voltaram à moda, eles são ótimos para colocar documentos, cartões e celular, bem na sua frente! Só cuidado como é o fecho, para ninguém conseguir abrir sem que você perceba.

Se você não estiver indo para um evento social, reunião de negócios ou algum lugar que você realmente precise de roupas caras e joias, não tem porque levá-las em uma viagem.

Evite levar itens desnecessários de valor financeiro ou sentimental, às vezes você pode perder ou esquecer no hotel. Então melhor pensar bem no que levar para a sua viagem.

Alguns hotéis têm armários com cadeados para guardar suas malas ou mochila, pode ser uma boa ideia guardá-las. Porém, lembre-se de levar cadeados extras para esse tipo de situação.

Tenha um seguro de viagem

É muito comum as pessoas não se preocuparem com isso, muitos pensam que nada de ruim pode acontecer, mas o seguro viagem pode literalmente salvar sua vida em caso de uma emergência.

O seguro também serve para bens, se você perder objetos caros, ele também pode te restituir, é só escolher o melhor seguro para você.

O seguro viagem é mais barato do que as maiorias das pessoas pensam e é um pequeno custo, comparado ao prejuízo que você pode ter se algo acontecer.

Anote informações de emergência

Outra dica para viajar com segurança é para quando você viajar sozinho ou com poucas pessoas.

Deixe junto com seus documentos algumas informações de emergência, número de telefone de algum conhecido, número do seu consulado, tipo sanguíneo, alergias…

Porque caso aconteça alguma coisa, a pessoa que vá te ajudar terá acesso a essas informações. Anote essas informações na língua local do destino e em inglês.

Quando você viaja para algum lugar novo e não conhece ninguém, é sempre bom ter em mãos o número de emergência ou endereço do consulado, porque se algo der errado, sabe a quem recorrer.

Não precisa se necessariamente uma guerra acontecendo, mas se você perder seus documentos e passaporte é no consulado que irão conseguir te ajudar. Deixe anotado também o número da polícia e alguma emergência local.

Peça indicações sobre os locais

Hoje é possível achar diversos sites que mostram informações sobre os lugares e que você pode ver as opiniões e dicas de pessoas que já os visitaram antes.

E por isso, fazer essas pesquisas antes da sua viagem será ótimo para montar um roteiro seguro.

Outro detalhe que irá te ajudar quando já estiver em seu destino, é pegar informações com os habitantes locais. Essa dica não é só por segurança, mas também porque os moradores têm sempre as melhores dicas de lugares para visitar.

É claro que é importante perguntar às pessoas certas e não acreditar em qualquer coisa que falam. Geralmente recepcionistas dos Hotéis ou Hostels sempre são boas pessoas para pedir dica de lugares e saber sobre a segurança do local.

Cuide de seu dinheiro de maneira sábia

Você vai fazer uma viagem de 7 dias e gasta todo o seu dinheiro nos primeiros 3 dias, péssimo né?!

Tenha cuidado para fazer um planejamento de atividades que você não quer deixar de fazer e já deixe um dinheiro reservado, além de dividir o valor que você tem para todos os dias que precisa ficar, seja consciente, se não, vai deixar de curtir sua viagem e passar perrengue.

Antes de sair em viagem, avise ao seu banco, (mesmo que seu cartão seja internacional), para o banco do seu cartão não identificar alguma compra como fraude e bloquear o seu cartão no meio da viagem, pois isso pode te causar uma dor de cabeça muito séria.

Deixe um dinheiro escondido em algum lugar para alguma emergência, se você for roubado, por exemplo, você não vai ficar totalmente perdido. Uma dica também é que se algo acontecer e você ficar sem dinheiro, sua família pode enviar dinheiro para você pelo Western Union.

Viajantes adoram aproveitar o Wi-Fi de todo lugar que vai, mas verifique o roaming de dados do seu celular, para ter certeza de que ele funcionará fora do seu estado e país e para saber das taxas.

Isso evitará uma conta extra gigantesca quando voltar de viagem. E é importante o seu celular está funcionando no caso de emergência.

Tenha um kit de primeiros socorros

Quando falamos de viajar com segurança, devemos no lembrar do Kit de segurança para possíveis emergências.

Isso é o básico! É claro que você não precisa levar uma farmácia na sua mala. Mas é importante levar alguns itens de curativo e remédios que usa com certa frequência e leve na sua viagem, porque pode ser que não encontre tão facilmente o remédio que precisa em seu destino.

Também, anote o nome dos remédios que usa pelo nome científico, porque fica mais fácil de comprar fora da sua região ou país.

Cuidado quando for para fora do país, alguns remédios podem ser proibidos no seu destino e você ter que descartá-los ou pior, podem pensar que você está traficando o remédio. Confira essa informação se precisar levar um medicamento específico.

Possua cópia de documentos importantes

Isso é algo muito simples mais pode ser extremamente útil na sua viagem. Você pode deixar os originais no local onde está hospedado e levar apenas as cópias, e em caso de perda ou roubo, você terá os originais seguros.

Esteja sempre atento ao seu redor

Quando viajamos, sempre ficamos admirados e deslumbrados com o lugar que estamos e é para ficar assim mesmo, estamos conhecendo várias coisas interessantes, então é normal.

Mas um dica fundamental de como viajar com segurança é que você sempre esteja atento com o que acontece ao seu redor. Repare nas pessoas, perceba seu ambiente, e se não está se afastando do seu grupo ou se está em um local vazio ou escuro demais.

Não se limite na sua viagem, só esteja consciente de onde você está e o que você e os outros a sua volta estão fazendo para não dar bobeira por aí.

Se possível, viaje em grupo

Hoje em dia muita gente viaja sozinho, inclusive muitas mulheres viajam o mundo inteiro sem problemas.

Mas também tem muita gente que prefere não viajar em grupo. A dica aqui é para quando fizer um trajeto específico, ou ir em alguma atração muito afastada da cidade.

Busque algum grupo que esteja indo para o mesmo lugar que você ou vá junto a alguma excursão. Isso é bom para viajar com segurança e conhecer e interagir com outras pessoas.

Aprenda outra língua

Brasileiro costuma adorar espanhol e se virar no “portunhol” quando viaja pela América Latina, contudo, é bom aprender um pouco de inglês também.

É muito comum encontrar pessoas de todos os lugares quando a gente viaja, e por isso, o inglês pode ajudar se estiver com alguma dificuldade ou contratempo.

Aprenda também o mínimo da língua do país onde está indo como, “ajuda”, “estou com problemas”, “preciso ir ao banho”, “preciso de água”, é possível que você não precise usar, mas não é tão complicado aprender umas 5 frasezinhas de ajuda.

Não coma qualquer coisa

Quando viajamos é tentador demais não sair por aí comendo tudo que tem pela frente, mas temos que lembrar que muita coisa que não estamos acostumados pode nos fazer mal ou dar uma intoxicação alimentar.

Então, quando for comer tente observar onde sua comida é preparada, prefira lugares que tem bastante gente comendo, verifique se não tem alimentos que podem te dar alergia e busque comer alimentos totalmente cozidos.

Dê preferência para água mineral engarrafada, tem menos chances de ter impurezas, bactérias ou parasitas, ou compre uma garrafa com filtro, pode ser muito útil e você evita o problema com o lixo plástico.

Segurança nunca é demais

Todas essas dicas são para você conseguir viajar com segurança, mas infelizmente coisas ruins podem acontecer a qualquer um e em qualquer lugar.

Com você indo encontrar alguém, indo para o trabalho ou simplesmente indo comprar pão. Mas isso não faz com que você não saia de casa, certo?!

Então, pode ser que aconteça alguma crise durante a viagem, mas é bem provável que não, principalmente se você seguir as dicas acima, você já terá parte dos problemas precavidos e será muito mais fácil contornar as situações.

E não deixe o medo te impedir de viajar, viaje em grupo! Viaje sozinho! Mas viaje!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Para outras dicas como essas, continue com a gente aqui do Eu curto viajar!

Aproveite para ler esse artigo sobre 15 lugares que você precisa conhecer em Curitiba.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.